Provavelmente você sabe como fazer compras online, no entanto eu gostaria de saber se você sabe “como comprar pela internet com segurança”.

Certamente fazer compras online possibilita inúmeras vantagens.

No entanto, é preciso tomar algumas precauções para evitar prejuízos e problemas futuramente.

O comércio virtual está cada vez mais popular entre os consumidores, mas infelizmente juntamente com essa popularidade também podemos encontrar muitas pessoas mal intencionadas.

Entretanto, mesmo com esses acontecimentos negativos tem como fazer compras online com segurança, mas para isso é necessário seguir algumas medidas que poderão evitar problemas.

Como comprar pela internet com segurança, primeiros passos

Assim como procurar uma boa loja física para comprar, pesquisar na internet por lojas sérias e comprometidas também deve ser um fator relevante.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração, como qualidade, preço competitivo e atendimento.

No entanto, para comprar pela internet é necessário seguir alguns cuidados para garantir que a compra seja realmente tranquila e segura.

Sendo assim, acompanhe algumas dicas e veja como fazer compras online com mais segurança:

Antes de comprar pela internet: Verifique a Segurança do Site

Verifique se o site é seguro antes de passar qualquer informação pessoal, como nome, endereço, documentos e principalmente dados para pagamentos.

O site deve possuir protocolos e certificados de segurança que você provavelmente já observou em algum site.

Trata-se da presença da sigla “https – Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro” com um cadeado e a descrição “seguro” ao lado.

Clique no cadeado e confira se a informação do certificado corresponde ao endereço da loja que aparece na barra do seu navegador.

Como exemplo, veja a estrutura da url “Novo Afiliado” e  também da “Lojas Americanas“:

Como-comprar-pela-internet-com-segurança


Como-fazer-compras-online-Lojas-Americanas

Além disso, um site seguro deve possuir certificados de segurança que geralmente são colocados no rodapé da página significando que o site toma medidas de segurança quanto a coleta de dados de seus usuários.

Exemplos de medalhas fornecidas pela Ebit:

Como-comprar-pela-internet-Medalhas-Ebit

Para ter certeza da veracidade da medalha, clique nela e verifique se será encaminhado para a página referente à loja dentro do site da Ebit.

Como fazer compras online usando WiFi público?

O mais indicado é que você evite fazer compras online por meio de Lan Houses ou utilizando WiFi público, como de rodoviárias, livrarias ou cafés.

Com a utilização de um WiFi público o risco de alguém coletar os seus dados pessoais é ainda maior, portanto procure utilizar sempre o mesmo dispositivo para efetuar suas transações, de preferência no seu computador pessoal.

Para reforçar ainda mais a segurança tenha instalado um software “Internet Security”, um bom antivírus e atualize regulamente os programas do seu computador.

Um software Internet Security é mais complexo que o antivírus, principalmente para proteger pagamentos.

Antes de comprar pela internet: Verifique os Dados da Loja

Como-comprar-pela-internet-dados-da-loja

A loja deve fornecer informações básicas como:

– Telefone
– Endereço
– Canais de Atendimento
– CNPJ
– Termos de Uso e Política de Privacidade.

Telefone e endereço

Telefone e endereço são dados básicos que qualquer loja deve possuir.

Essas informações devem ficar expostas no site da loja de forma que facilite a comunicação de clientes quando necessário.

Canais de Atendimento – SAC

Caso ainda suspeite da idoneidade da loja, ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), cujo contato também deve estar disponível no site, e solicite mais informações.

Dessa forma você também poderá confirmar a real existência da loja.

CNPJ

Na maioria dos casos a loja que está vendendo o produto, além do e-commerce (loja virtual), também conta com a presença de uma loja física. Sendo assim, o consumidor deve anotar todos os dados disponíveis como telefone e endereço.

Caso queira 100% de certeza que as informações fornecidas pela loja são verdadeiras, você pode fazer essa verificação por meio de sites de órgãos públicos.

O CNPJ geralmente encontra-se no rodapé da página do próprio site da loja e a sua verificação pode ser feita de forma online a qualquer momento por meio do site da Receita Federal.

Atente com a situação da loja que pode estar canceladabaixada ou inativa. Em qualquer um dos casos, não compre.

Termos de Uso e Política de Privacidade

Termos de uso e política de privacidade tratam-se de documentos que auxiliam, juridicamente, na proteção do site.

Faça um boa leitura, pois devem constar diversas informações como o tipo de negócio desenvolvido, regras de conduta, maneira de guarda e utilização de seus dados coletados, formas de pagamento, troca e devolução, prazos para entrega, etc.

Cadastro

Para concretizar uma compra será necessário a realização de um cadastro com informações pessoais e a criação de uma senha.

Procure criar senhas únicas e difíceis e evite utilizá-las em várias contas.

Formas de pagamento

Não faça depósito em conta corrente ou poupança, principalmente em nome de Pessoa Física.

Dentre as opções oferecidas é aconselhável que seja feita por meio de cartão de crédito, pois essa operação torna mais fácil sustar os pagamentos em caso de devolução do dinheiro.

Outro fator importante é o pagamento efetuado por meio de boleto bancário, pois será encaminhado diretamente para a conta do vendedor ou da loja, não havendo intermediário na transação.

Caso ocorra algum problema com a compra caberá a honestidade e credibilidade do vendedor em devolver o pagamento, se for o caso.

Intermediários de pagamentos

Como o próprio nome sugere, intermediários de pagamentos são empresas especializadas em facilitar e tornar seguros a relação entre vendedor e cliente.

Podemos citar como exemplos o PagSeguro e o Paypal que garantem uma compra segura por meio de cartões.

Ambos servem para intermediar uma compra entre vendedor e comprador, onde você não paga diretamente ao vendedor, mas sim ao intermediário.

Por sua vez, o intermediário repassa o pagamento ao vendedor somente depois da sua autorização e confirmação que recebeu o produto como esperado.

Recursos oferecidos

Com a dimensão da concorrência no mercado as lojas estão inovando constantemente.

Como não há possibilidade de tocar o produto, verifique se a loja oferece algum recurso que possa auxiliar o cliente na hora de escolher o produto, como:

– Descrição minuciosa do produto;

– Fotos e vídeos do produto;

– Chat online ou 0800;

– WhatsApp;

– Prazo de entrega, troca e devolução;

– Formas de pagamento e frete;

– Presença nas redes sociais;

Descrição do produto

Deve-se atentar com a descrição do produto que deve ser a mais clara possível, tendo em vista a impossibilidade de contato físico com o mesmo antes do recebimento.

Atenção com alguns produtos que precisam de registro específico como aqueles para saúde, alimentação, estética, além de outros.

Ofertas fora do comum

Com exceções de períodos sazonais como a Black Friday, por exemplo, é importante ficar atento quanto ao preço de produtos abaixo da média de mercado.

Caso isso aconteça o produto pode ser ilegal, usado ou até mesmo falso.

Sendo assim, compare os preços com outras lojas do mesmo segmento e verifique se está entre a média de mercado.

Dados da compra

Imprima ou salve todos os dados de sua compra como e-mails, mensagens de acompanhamento, comprovantes e tudo que for relacionado a sua transação.

Esses dados podem ser usados como prova caso ocorra algum eventual imprevisto durante ou após a sua compra.

Direitos do consumidor

O consumidor deve conhecer seus direitos, pois dessa forma saberá identificar se a loja oferece algum diferencial em relação à concorrência ou apenas está cumprindo a sua obrigação perante o cliente.

Veja abaixo alguns direitos que o consumidor possui:

Direito de arrependimento

O direito de arrependimento é um direito do consumidor, conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, para devolver o produto no prazo de até sete dias a contar do seu recebimento ou do início da prestação do serviço, sem a necessidade de justificativa.

A lei não menciona se são 7(sete) dias úteis ou corridos, veja:

Art. 49 – O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

O direito de arrependimento só é possível quando a compra ou a contratação for feita por telefone, em domicílio ou pela internet.

Isso ocorre porque esse tipo de negociação não permite ao consumidor o contato direto com o produto que nem sempre condiz com o marketing apresentado pelo vendedor.

Esse direito, para ser exercido, precisa ser formalizado pelo consumidor, que pode fazer a entrega por meio de carta, correio eletrônico com aviso de recebimento ou telefone, quando deve ser anotado o protocolo e o nome do atendente.

Contudo, busque mais informações, que devem constar no próprio site da loja, quanto as condições para troca e devolução.

O pagamento da despesa para devolução fica por conta da loja, por isso leia os termos e as condições.

Produtos com defeito

Quando um produto ou serviço apresenta algum defeito o vendedor tem a obrigação de resolver o problema, seja pela troca do mesmo ou a devolução dos valores pagos pelo cliente.

Veja o que diz o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor:

Art. 26 – O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;

II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. 

Produtos não duráveis – são aqueles que acabam logo após o seu consumo como alimentos e bebidas.

Produtos duráveis – são aqueles que não se acabam logo após o seu uso como roupas e eletrodomésticos.

O início do prazo para reclamação inicia-se a partir da entrega do produto ou do fim da execução do serviço.

Pós-Compra

Ao finalizar um pedido a loja enviará um e-mail para o cliente com os principais dados da compra como as características do produto, quantidade, código de rastreabilidade, número do pedido, forma de pagamento escolhida e previsão para entrega.

Após receber o produto guarde todos os comprovantes da compra e exija nota fiscal.

Caso ocorra algum tipo de imprevisto, primeiramente entre em contato com Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e se mesmo assim o problema continuar o cliente deve procurar os órgãos de defesa do consumidor.

Estrutura do e-mail

Em regra, toda loja ou empresa deve possuir um e-mail profissional, ou seja, aquele que possui uma estrutura semelhante a esta:

[[email protected]] ou [[email protected]]

Antes de comprar pela internet: Verifique a Reputação da Loja

Por meio da reputação pode-se observar a credibilidade da empresa no mercado.

Há várias formas de verificar a reputação de uma loja e você pode e deve usá-las para fazer essa verificação.

Além de sites especializados que possibilitam a pesquisa da reputação de lojas como o Reclame Aqui, você pode usar os órgãos de defesa do consumidor como o Procon do seu Estado e a Receita Federal para fazer a sua pesquisa.

Essa análise deve ser feita antes da concretização de sua compra, pois ela poderá evitar uma série de problemas ocasionados por uma compra mal sucedida.

Muitas lojas também possuem um espaço dedicado, destinado a depoimentos, comentários e avaliações feitas por outros clientes relacionados a produtos, atendimento e diferenciais que a loja oferece perante a concorrência.

Antes de comprar pela internet: Pesquise a Opinião de Outas Pessoas 

Não deixe de visitar as redes sociais da loja como Facebook, Twitter, Instagram, etc. na qual você pretende comprar para verificar as publicações de outros consumidores.

Comprovantes

Mesmo que o site da loja mantenha arquivado os seus dados de compra guarde todos os comprovantes da transação.

Em geral, esses dados estarão em seu e-mail, sendo assim, tome cuidado para não excluí-los.

Resumindo

Por fim, veja um breve resumo do que você acabou de ver para evitar problemas na hora de fazer as suas compras online:

– Verifique a segurança do site antes de passar qualquer  tipo de informação;

– Prefira usar o seu computador pessoal mantendo-o sempre atualizado, evitando comprar em Lan Houses ou utilizar WiFi público;

– Verifique os dados da loja e busque as suas principais informações como telefone, endereço, canais de atendimento, CNPJ, termos de uso e política de privacidade.

– Ao realizar seu cadastro utilize senhas únicas e difíceis;

– Dentre as formas de pagamento prefira pagar com cartão de crédito e dependendo da loja leve em consideração a participação de um intermediário na transação;

– Observe os recursos oferecidos e a descrição minuciosa do produto;

– Fique atendo com os dados da compra e as ofertas fora do comum;

– Tenha conhecimento dos seus direitos enquanto consumidor;

– Procure informações quanto a reputação da loja por meio de opiniões e redes sociais;

– Guarde todos os comprovantes de sua compra e não exclua os e-mails enviados pela loja.

Em resumo, se você não tem o hábito de comprar pela internet, agora que viu como fazer compras online com segurança, já pode experimentar a fazer uma compra com mais tranquilidade.

Caso você já faça compras online compartilhe conosco suas experiências por meio dos comentários.

Participe dos Comentários

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.